quarta-feira, 29 de junho de 2011

Reflexão

 Música "O que é o que é?" Gonzaquinha
Séries: 6ª série e 8ª série
Professora: Maria Rosângela

Após ver o vídeo da música  abra o editor de texto e responda as perguntas:

1- Destaque da letra desta música a frase que mais lhe chamou a atenção e justifique:

2- como você define a VIDA?

3- Como o autor define a VIDA?

4- Como a criança define a VIDA?

5- Num país como o nosso, onde impera a fome, o analfabetismo, o desemprego, tem sentido afirmar que a VIDA é bonita? Por que?

6- Analise a frase:
"A vida é um presente e viver é uma festa".

Boa Sorte!!
Professora Maria Rosângela

quinta-feira, 31 de março de 2011

Alongamento e Flexibilidade

Apesar de parecerem a mesma coisa, há muita diferença entre alongamento e flexibilidade.
Leia as informações abaixo e procure descobrir a diferença anotando no caderno o que você pesquisou.

INTRODUÇÃO

Muita gente acha que é sinônimo e outros ate confundem os dois termos. Flexibilidade é definida como a total amplitude de um movimento na articulação (grau 0) ou de grupos de articulações envolvidos num determinado esforço com ou sem a ajuda de uma pessoa ou equipamento. Ela não é generalizada, ou seja, podendo ate ser específica para um só movimento na articulação de determinado movimento. Um exemplo seria uma pessoa com ótima flexibilidade nos joelhos e péssima nos ombros.

O alongamento enquanto isso é um conjunto de técnicas, exercícios ou manobras terapêuticas que tem por objetivo alongar (esticar) estruturas de tecido mole para se manter ou aumentar a amplitude dos movimentos de determinada flexibilidade.

Assim sendo, podemos dizer que a flexibilidade é considerada uma valência física e o alongamento o meio para desenvolver esta valência, a flexibilidade.

FLEXIBILIDADE

“É a qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesão.” (DANTAS).

A flexibilidade é a amplitude de movimentos (ADM), ou seja, o grau de amplitude em que uma estrutura pode se afastar da outra, onde o máximo seria o ângulo de 0º, ao passar disso seria considerada hiperflexibilidade.


pt.dreamstime.com

Fatores influenciadores da Flexibilidade:

Idade: quanto mais velha a pessoa, menor sua flexibilidade;

Sexo: a mulher, por possuir tecidos menos densos é, em geral, mais flexível que o homem.


Individualidade Biológica:
pessoas de mesmo sexo e idade podem possuir graus de flexibilidade totalmente diversos entre si;

Tonicidade Muscular:
o tônus muscular é o grau de firmeza dos tecidos musculares. O aumento do tônus muscular poderá prejudicar a flexibilidade;

Respiração:
É um fator considerado de extrema importância na aquisição da flexibilidade. Deve ser feita pelo nariz, sendo que a expiração dura o dobro do tempo da inspiração, que deve ser lenta e profunda;

Hora do dia:
Ao acordar, todos os componentes plásticos do corpo estão em sua forma original, ocasionando uma resistência aos movimentos de maior amplitude. Por volta do meio dia esses fatores já foram contornados e a flexibilidade atinge seus níveis normais;

Temperatura ambiente:
o frio reduz à elasticidade muscular, inversamente, as temperaturas altas ocasionam o relaxamento da musculatura e seu aumento da flexibilidade.

ALONGAMENTO

"Forma de trabalho que visa à manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível (DANTAS).

O alongamento é um conjunto de técnicas utilizadas para se manter ou para se aumentar a amplitude de movimentos, pode ser utilizado como aquecimento ou após atividades físicas, evita a nodosidade muscular. Não tem risco de distensão e não há aumento da mobilidade articular.

Não força a articulação, os componentes plásticos são deformados pelo trabalho, os componentes elásticos são estirados ao nível submáximo e os mecanismos de propriocepção e os terminais nervosos da dor não são estimulados.

Algumas ocasiões em que se devem evitar exercícios de alongamento


- Sempre que houver evidência de um processo inflamatório agudo ou infeccioso.

- Sempre que um bloqueio ósseo limitar a amplitude articular, deve-se evitar o aumento da flexibilidade.

- Após uma fratura recente.

Alongamento X Flexionamento

É importante ressaltar a diferença entre alongamento e flexionamento. O alongamento é um processo natural que dura alguns segundos e prepara a musculatura para qualquer atividade e pode ser feito por qualquer pessoa, como costumamos fazer após acordarmos. No entanto, se uma pessoa tem como objetivo ganhar mais flexibilidade, ela necessita de um trabalho mais intenso e de maior duração, que é o flexionamento.


desportoesaude.com

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO

* Aumento da temperatura; ativa a circulação;

* Reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular;

* Reduz a irritabilidade muscular; relaxa a musculatura;

* Torna o músculo mais forte e resistente;

* Benefícios para a coordenação, pois os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis;

* Facilita atividades como: corrida, dança, tênis, natação, ciclismo, na medida em que prepara o corpo para a atividade. Fazer alongamentos nessas situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a ser utilizados;

* Desenvolve a consciência corporal. Melhorando a postura, conforme alonga, as várias partes do seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. Você aprende a conhecer-se;

* Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea;

* Reduz as tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares (principalmente em idosos ou em indivíduos que se viciam em posições erradas do dia a dia);

* Aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos em faixas aquém do limite máximo onde a resistência ao gesto é maior;

* Permite a realização de gestos e movimentos que sem esta seriam simplesmente impossíveis;

* Diminuição de riscos de lesões e distensões, apesar de não confirmado experimentalmente;

* Propicia condições para melhoria da agilidade, força e velocidade, reduzindo a deteorização física associada com a idade;

* Aumenta o relaxamento muscular;

* Reduz a resistência tensiva muscular antagonista e aproveita mais economicamente a força dos músculos agonistas.

OBJETIVOS DO ALONGAMENTO

* Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes moles adjacentes a esta articulação;

* Prevenir o encurtamento ou tensionamento irreversíveis de grupos musculares;

* Facilitar o relaxamento muscular;

* Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;

* Reduzir o risco de lesões músculo-tendinosas (tendinite).

INDICAÇÕES DO ALONGAMENTO

* Quando a amplitude de movimento de uma articulação estiver limitada por contratura ou outra anormalidade das partes moles que levam ao encurtamento dos músculos, tecidos conjuntivos ou tecidos epidermais;

* Quando a limitação da movimentação da articulação causa deformidades esqueléticas evitáveis que podem influenciar na simetria corporal e postura;

* Quando os músculos tensos ou encurtados interferem na atividade de vida diária ou na atividade física;

* Quando existe um desequilíbrio muscular, ou quando um músculo esta fraco e o tecido oposto tenso. Estes músculos precisam ser alongados o suficiente para obter uma significativa amplitude de movimento antes que os exercícios de fortalecimento possam se tornar eficazes.

Principais músculos a serem alongados

Pescoço, ombro, braço / antebraço / dedos, tríceps, dorsais, peitorais, posteriores dorsais, peitorais da coxa, quadríceps, adutores, panturrilha.

ALGUNS CONCEITOS ENCONTRADOS


blogdodalmo.wordpress.com

* Flexibilidade

É a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento “(BARBANTI, 1994, p.129)”.

"Qualidade motriz que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular expressa pela máxima amplitude de movimento necessária para execução de qualquer atividade física, sem que ocorra lesões anatomo-patológicas” (ARAÚJO, 1987).

"É a qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações"(TUBINO,1984, p.181).

* Alongamento

“Apesar de serem simples e fáceis, se realizados incorretamente os alongamentos podem fazer mais mal do que bem. É importante lembrar que cada pessoa tem força, resistência e flexibilidade próprias, não devendo forçar além dos seus limites.”

Dados do site:

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/flex_along_thiago.htm

Vídeo Cirque du Soleil - Contortion:

http://www.youtube.com/watch?v=8nEsgpGJbr4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=HZkr7WTwyC4&NR=1&feature=fvwp






quinta-feira, 10 de março de 2011

ALONGAMENTO

Olá alunos!!!

É muito importante sabermos o porque das atividades que executamos nas aulas de Educação Física. Iniciaremos esse ano de 2011 com uma pesquisa sobre alongamento.

Professoras Rosângela e Katia



site da imagem = studiovspersonal.esporteblog.com.br



1- O que é alongamento?

2- Por que é importante alongar?

3- Relacionar os alongamentos e os respectivos desportos: atletismo, voleibol, basquete, futsal e handebol:

4- Quando alongar?

sites:

http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm


http://www.alongamentos.com/importancia-do-alongamento.htm

http://www.alongamentos.com/